Cada um de nós tem uma vocação que vai se revelando ao longo da nossa história. Pelo batismo, nos tornamos participantes da vida divina na condição de filhos de Deus, que nos impele a uma conversão diária em busca da santidade. Para alguns, o Senhor pede um pouco mais, separando-os para uma consagração de vida dentro de um Carisma que é parte da identidade daquele que é chamado, onde cada irmão primeiramente como pessoa, filho de Deus e Nova Aliança é chamado a viver segundo uma forma de vida, seja ela o matrimônio, o celibato ou o sacerdócio, que o impulsionará a servir e amar melhor a Deus dentro do Carisma.

 

Vocação Matrimonial

Aquele que é chamado ao matrimônio, que é fonte de onde nascem todas as outras vocações, torna-se sinal do amor da Trindade no mundo, de um Deus que é comunhão perfeita de amor: Pai, Filho e Espírito Santo. Dentro do Carisma Nova Aliança esta vocação tem a missão de tornar presente no mundo o Plano Original de Deus para a Família, resgatando a sacralidade deste lugar privilegiado onde aprendemos a SER FILHO. O Casal Nova Aliança é este testemunho vivo de família, vivendo a complementariedade, a mútua submissão, própria do matrimônio, e a abertura à vida, sendo sinal do amor entre Cristo e a Igreja.

 

Vocação Celibatária

Já o celibatário  é alguém que anuncia, por meio da sua própria existência, que esse mundo é passageiro e que a felicidade que teremos no céu é muito maior do que todas as alegrias que poderíamos experimentar nesta terra. O celibato não é simplesmente um não a um amor exclusivo, mas um verdadeiro sim a um amor que transcende a dimensão unitiva do matrimônio e se lança numa união com Deus. É UM AMOR QUE NÃO BASTA EM SI, mas se abre em generosidade e gratuidade no perfeito Dom de si, aprendendo a cada dia a amar sem possuir, nem se deixar ser possuído. É ter a coragem de dividir seu coração o quanto for necessário para alimentar as almas sedentas do amor, sem perder sua integridade de ser inteiro que faz fecunda a vocação de um celibatário e o torna mais disponível para abraçar qualquer realidade de missão.

 

Vocação Sacerdotal

O sacerdote Nova Aliança tem a missão de viver como Cristo: pobre, casto e obediente, não abrindo mão do maior privilégio que um padre pode ter, que é servir aos irmãos, estando sempre disponível para o amor. Ele é chamado a imitar o modelo do sacerdócio do próprio Jesus, o de FILHO MUITO AMADO DO PAI que fez da sua vida um sacrifício de amor ao Pai pela salvação dos homens.

Assim, vivemos a alegria de uma entrega a Deus como Nova Aliança, como famílias, celibatários, sacerdotes e solteiros, vivendo unidos na comunhão de um Carisma, partilhando as riquezas de cada forma de vida e sendo sustento e complemento uns para os outros.