HISTÓRIA DO CERCO DE JERICÓ

Origem do Cerco de Jericó
  O Cerco de Jericó teve origem, quando o Santo Padre foi à Polônia no dia 08 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo da Cracóvia.
  Em novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que havia eleito João Paulo II, Nossa Senhora deu uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia, onde dizia: “Para preparação da primeira peregrinação do Papa à sua pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora, um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.”
  No dia 08 de dezembro de 1978 (dia da Imaculada Conceição), Anatol Kazczuck, promotor desses cercos, apresentou a ordem de Nossa Senhora ao Monsenhor Kraszewski, bispo auxiliar da Comissão Mariana do Episcopado e teve por resposta: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto; é bom rezar o terço pelo Papa; é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo.”
  O padre diretor em Jasna Gora aprovou o projeto, mas não queria que se realizasse em maio por causa dos preparativos para a visita de Santo Padre porém, foi convencido pelo senhor Anatol que lhe informara que Nossa Senhora havia dado ordem para que se realizassem esses rosários permanentes na primeira semana de maio. O padre aceitou, recomendando-lhe que fossem evitadas perturbações. 

  A Santíssima Virgem sabia que o cerco de Jericó não iria perturbar a visita do Papa, porque ele não viria, uma vez que, as autoridades recusaram o visto de entrada no país ao Santo Padre, como tinham feito a Paulo VI em 1966.

 O Papa não poderia visitar a sua pátria. Foi então, com redobrado fervor, que se organizou o “assalto” de rosários e, no dia 07 de maio, ao mesmo tempo em que terminava o Cerco, caíram as “muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 02 a 10 de Junho. Sabe-se como o povo Polonês viveu esses dias com o Papa em uma alegria indescritível. No dia 10 de Junho, João Paulo II terminava sua peregrinação consagrando, com todo Episcopado Polonês, a nação Polaca ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fiéis reunidos em Blonic Kraskoskic. Depois dessa estrondosa vitória, a Santíssima Virgem ordenou que se organizassem cercos de Jericó todas as vezes que o Papa João Paulo II
saísse em viagem apostólica. Por ocasião do atentado
contra o Papa, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram outra vez um formidável “assalto” de rosários e obtiveram o seu inesperado restabelecimento.
  No dia 02 de fevereiro de 1986, aquela mesma alma privilegiada recebeu outra mensagem de Nossa Senhora: “Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo.” Nossa Senhora ordenou que se organizassem os rosários permanentes se queremos ter certeza da vitória. Assim, pode-se organizar grupos de pessoas que se revezem de períodos em períodos, para que seja rezado o Santo rosário durante as 24 horas nos sete dias em que é realizado o Cerco de Jericó.