Saiba mais do Cerco de Jericó

A Comunidade Católica Nova Aliança nasceu em torno da Eucaristia.

Quis assim o Senhor que o Povo Nova Aliança também fosse gerado pela Mãe, em cada Ave Maria em torno da Eucaristia.

O cerco de Jericó é uma prática oracional oriunda da Polônia em que se recita o Rosário diante do Santíssimo Sacramento durante sete dias e seis noites ininterruptamente.

Trás sua inspiração na Sagrada Escritura, no Livro de Josué. Quando no capítulo 6 o texto narra a conquista de Jericó pelo povo de Israel.

Jericó era uma cidade murada, intransponível diante dos israelitas. Mas Deus disse a Josué:

“Vê, entreguei-te Jericó, seu rei e seus valentes guerreiros.” Josué 6,2

O Senhor orienta o povo quanto ao que devem fazer. Ordenando que durante 6 dias contornarão toda a cidade uma vez. No sétimo dia deveriam dar 7 vezes volta à cidade.

A Palavra diz: “No sétimo dia, dareis sete vezes volta à cidade, tocando os sacerdotes a trombeta. Quando o som da trombeta for mais forte e ouvirdes a sua voz, todo o povo soltará um grande clamor e a muralha da cidade desabará. Então o povo tomará (de assalto) a cidade, cada uma no lugar que lê ficar defronte.” Josué 6, 4b-5

Revelando assim a força de Deus diante de toda e qualquer muralha que nos impeça de progredir na graça, de contemplar o cumprimento de Suas promessas e avançar no caminho de volta para Ele.

Na Diocese de Anápolis, a Comunidade Católica Nova Aliança foi quem primeiro realizou essa prática devocional.
Na comunidade, o primeiro Cerco de Jericó foi realizado em 1997.

Inicialmente, o Cerco de Jericó não era realizado de modo mensal, como acontece atualmente, pois existia um número reduzido de missionários e também porque essa devoção não era muito conhecida em nossa Diocese.

Nos primeiros Cercos, os missionários faziam ligações convidando as pessoas, mas a partir de 1998, passou-se a fazer o Cerco mensalmente.
Especialmente no ano de 1999, pela necessidade percebida, introduziu-se uma pregação rápida em um determinado horário e logo depois continuava a adoração ao Santíssimo. Numa dessas pregações, foi inspirado que se consagrasse a Nova Aliança ao Coração da Mãe de Deus e, a partir daí, pedia-se no Cerco pela intercessão de Nossa Senhora a definitiva aquisição do atual Centro de Evangelização, graça esta alcançada posteriormente.

Hoje, o Cerco de Jericó acontece não somente em Anápolis, mas em todas as nossas casas de missão.

É um tempo de graça para nós como Comunidade, e para todo o povo Nova Aliança.

Apresentamos juntos nossas necessidades ao Senhor e Ele na generosidade do Seu amor manifesta Sua graça em nossas vidas.