Investidura de Novos Coroinhas em Anápolis/GO

  Após o Vaticano II, houve uma nova forma de enxergar o papel dos leigos e sua integração no dinamismo da Igreja. Sacrossanto Concilio, sobre a Sagrada Liturgia, reafirma o lugar e específico de cada membro da Igreja no que compete a Santa Liturgia, sejam os ministros ordenados ou leigos.
  Assim aqui queremos falar sobre uma função que ao mesmo tempo parece simples, mas como todas as outras traz suas exigências e necessidade de formação: a atuação dos acólitos e coroinhas.
  A formação deste ministério é muito importante por lidamos com crianças que se predispõem ao serviço do altar. Eles ao longo das formações vão aprendendo sobre as partes da missa, sobre os objetos litúrgicos e suas funções. E por fim a parte prática que diz respeito em como servir na Santa Missa.

  Aos poucos vai se formando um coroinha ou um acólito, o tempo, a prática, aprender cada função leva tempo e interesse.

  Um fator importante a ser levado em consideração é que, esse espaço também se torna um ambiente oportuno para cultivar o chamado e a vocação. Deus chama aqueles que ele quer para estar perto Dele.

  Jesus, quando foi realizar o milagre da multiplicação dos pães teve a ajuda de um menino que partilhou dos seus cinco pães e dois peixes. E o milagre aconteceu.

  Na história da Igreja escutamos a tradição contar sobre a vida de um jovem acólito que levando a Eucaristia para consolar àqueles que haviam sido condenados ao martírio, também foi morto por suspeitarem de ele estar levando algum segredo cristão. Depois de morto verificaram seu corpo e nada encontraram. Mais tarde recebeu a sepultura entre outros cristãos. Assim, São Tarcísio é considerado padroeiro dos coroinhas e acólitos.

 Diante da graça deste tão importante ministério, a Comunidade Católica Nova Aliança realizou a investidura de 22 novos coroinhas, no último sábado, dia 11 de maio. A investidura foi realizada durante a Santa Missa no Centro de Evangelização em Anápolis/Go, às 19h. A celebração foi presidida pelo Pe. Rafael Ligeiro, Consagrado da Nova Aliança.

  Na procissão de entrada os futuros coroinhas foram acolhidos por seus pais e por toda comunidade presente. Durante a homilia, sendo a liturgia da Festa da Ascensão do Senhor, o Padre falou sobre a luta para estarmos com Cristo que voltou ao céu, agora com o seu corpo Glorioso, também ressaltou a importância do servir ao altar e do Amor a Jesus Eucarístico. 

 O momento da investidura foi iniciado após a homilia, onde todos foram chamados ao altar juntamente com seus pais, as túnicas foram apresentadas e abençoadas. Em seguida, os pais foram convidados a revestirem seus filhos para os apresentarem a comunidade e assim a Igreja recebeu 22 novos coroinhas. 


Confira as fotos: